Imprimir

Rafael Vinicius

Escrito por Super User. Publicado em Rafael Projetos

5 dicas para criar um cronograma de obras eficiente!
A Construção Civil é um segmento importantíssimo para a economia de um país. Porém, possui sérias deficiências quando o assunto é planejamento e gestão. É um segmento extremamente exigente, primando sempre pela qualidade com o menor custo possível.
Quando uma empresa decide embarcar em um projeto de construção civil, é porque a mesma tem grandes objetivos para o negócio. Isto pode ser um indicativo de crescimento, mudança e progresso. No entanto, sem um planejamento adequado e previsão, os muitos detalhes envolvidos em uma obra pode rapidamente se tornar um grande pesadelo para todos os envolvidos (contratante e contratado).
A contratação de um gerente de projetos está se tornando cada vez mais  necessárias no transcorrer de uma obra.
Conseguir prever circunstâncias desfavoráveis e indícios de não conformidades no projeto são funções claras de um gestor de projetos, além de ter que acompanhar a iniciação, execução, desempenho, monitoramento e encerramento da obra. Seguindo esses indicadores é possível adotar medidas corretivas e preventivas, diminuindo assim, os impactos no custo e no prazo final da obra.
Um outro aspecto importantíssimo para a gestão de um projeto é a comunicação. Uma comunicação eficiente é essencial para cada fase da obra em execução. Boas notícias e más notícias são igualmente importantes quando se prepara e implementa uma compilação, por isso é preciso estabelecer um fluxo de comunicação com todos os envolvidos no projeto (contratantes, contratados, fornecedores). Essa transparência tornará o processo mais suave e reduzirá o número de impasses sempre que surgir um problema.
As Dicas
Em obras de pequeno porte, o planejamento deve ser levado de maneira muito séria para que seja eficiente, já que mesmo sendo um projeto de baixa escala, envolve grande número de tarefas e maior grau de interferências.
Mas, existe algo que complica, que é a limitada disponibilidade de recursos a serem usados no planejamento do projeto. Por isso, preparamos algumas dicas para a criação de um cronograma de obras realista que ajudará a manter o equilíbrio necessário para a conclusão de tudo o que foi planejado independente do porte do projeto.
        1-Contrate um excelente Gerente de Projetos
Contratar um bom gerente de projetos é crucial para o sucesso de um cronograma de obras. Isso quer dizer que você deve contratar alguém realmente experiente, e não alguém mais barato. Portanto, pesquise e entreviste vários profissionais. Analise também o tipo de projeto a ser executado (residencial (casa ou edifício) corporativo ( armazém, prédios comerciais, centros varejistas), projetos urbanos, suburbanos, rurais, dentre outros). Leve em consideração a experiência do profissional na gestão de equipes e sua experiência com contratantes semelhantes a você. Certifique-se que o profissional tenha boas referências, que realmente saiba como organizar um projeto, e mais importante, que seja alguém honestos e confiável.
 
Lembre-se: O Gerente de Projetos é um membro fundamental da equipe e o grande responsável pela criação, execução e cumprimento do cronograma da obra.
      2-Faça o mapeamento do projeto com toda a equipe
Envolva toda a sua equipe interna no projeto, desde o gerente do projeto, bem como arquitetos, engenheiros, mestre de obras e operários, para que cada um entenda todos os detalhes do projeto e sua vital participação para o sucesso do mesmo. Deve se levantar as informações mais importantes, tais como, os materiais necessários, os itens de longo prazo que precisam ser coordenados, quanto tempo o gerente de projetos acha que sua equipe vai precisar para executar cada tarefa, etc. Então, com todas essas informações em mãos, mapeie o cronograma de sua obra e certifique-se de que estabeleceu planos de contingências caso ocorram imprevistos e consequentemente atrasos na conclusão.
 
     3-Avalie e acompanhe a compra dos materiais
Juntamente com todos os profissionais envolvidos no projeto, identifique todos os materiais necessários para a execução da obra. Certifique-se de compreender o custo associado a cada um, para que seu custo permaneça alinhado com seu orçamento. Problemas no orçamento da obra podem causar sérios atrasos ao cumprimento cronograma. Certifique-se então de que todos os materiais serão encomendados em cada momento apropriado e acompanhe cada entrega para não ter problemas.
 
     4-Defina as prioridades no cronograma da obra
Entenda e defina as principais prioridades para você e para o contratante. Ele precisa  que a obra seja concluída em quanto tempo? Existe um motivo específico para esta data de conclusão? É possível entregar a obra num prazo mais curto com a mesma qualidade de um cronograma mais longo? Existe orçamento para isso? O contratante prefere um cronograma mais extenso, a fim de obter mais qualidade ou seguir à risca seu orçamento pré-estabelecido?
 
Priorize cada necessidade e certifique-se de que todos os envolvidos no projeto estão de acordo para que o cronograma seja cumprido à risca.
 
    5-Monitore cada etapa
Acompanhar e medir o desempenho e a efetividade da equipe em cada etapa do cronograma é fundamental. Portanto, no início da obra estabeleça o padrão de cada relatório,  acompanhe e atualize a todos semanalmente, fazendo os ajustes quando necessário.Trabalhe sempre com uma folga de 3 semanas de antecedência em seu cronograma e anote quaisquer fatores importantes que possam colocar o cronograma em risco.
 
Conclusão
Com um bom planejamento, um gerente de projetos experiente e um cronograma de obras realista muito bem alinhado com a equipe e com o orçamento programado, sua obra terá todos os ingredientes necessários para a conclusão satisfatória e de muito sucesso!
 
E então, após ler todas essas dicas, responda-nos algumas perguntas:
 
Como sua construtora costuma realizar o  planejamento de uma obra?
 
Em relação a contabilidade, sua construtora conta hoje com o apoio de uma assessoria contábil especializada em contabilidade para construção civil?
 
Responda a estas questões nos comentários abaixo ou em nossas redes sociais. Se preferir, venha tomar um café conosco e vamos falar sobre esses e outros assuntos sobre o mercado da construção civil. Que tal?
 
Um forte abraço e muito sucesso!

Fale Conosco

Contate-nos

Para maiores informaçôes, preencha este formulário e você será contatado o mais breve possível.
Por favor, preencha todos os campos obrigatórios.
 
Concordo com os termos e condições
Ao enviar este formulário, você concorda com as nossas políticas de privacidade.